O QUE É CREMAÇÃO?
A Cremação é uma das formas mais antigas de Homenagem aos Entes Amados que se vão! Já foi considerada uma forma de exaltar guerreiros, enaltecer ilustres de várias civilizações e espiritualidades.
Hoje, é considerada, mais que um simples gesto de amor, um gesto de respeito e uma forma de honrar esta pessoa tão amada, espalhando-a por todos os lugares que ela sempre amor em vida, ou mantendo-a perto de todos que a amam e foram amados por ela. Tendência em todo mundo, a Cremação já é uma realidade muito bem difundida no Brasil, sendo uma das práticas em maior expansão de procura, inclusive já tendo manifestada sua vontade e desejo em vida! Saiba mais, temos muito a compartilhar sobre nossos procedimentos e cerimoniais.
Especialistas apontam várias vantagens pela cremação:
— economia em comparação ao sepultamento tradicional
— preocupação com o meio ambiente
— crescimento populacional
Enquanto que para ser sepultado em um cemitério a família deve arcar com despesas como a compra do jazigo e as taxas de manutenção, taxas municipais, traslados, etc. na Cremação não existem esses custos, pois existem outras opções para as cinzas, a não ser que a família deseje manter as cinzas em um jazigo no cemitério.
A crescente preocupação com o meio ambiente tem exigido dos negócios ações sustentáveis e a cremação tem entrado nas discussões, visto que o processo pelo qual o corpo humano passa para sua total decomposição leva anos e causa contaminação aos solos. Na Cremação, o processo é limpo, com a vantagem de não ocupar espaço físico e evitar infecções. A dispersão de cinzas não contamina as águas e os gases emitidos não são poluentes, pois os resíduos são retidos por filtros de ar.
O crescimento populacional demanda medidas rápidas de vários segmentos, incluindo o pós-morte até pela falta de espaço. Sendo assim, a Cremação se torna a opção mais moderna e racional.
A cremação costuma ser o método mais prático, pois a partir dele os familiares não precisam se preocupar com a retirada dos restos mortais dos jazigos após determinado período.
As famílias que decidem pela cremação, geralmente atendem a um pedido da pessoa falecida e essa decisão costuma incluir o destino das cinzas, portanto, é importante buscar informações prévias quanto às possibilidades ou impedimentos da prática.